A Associação Anjo da Guarda (AAGUA) é uma organização da sociedade civil, de caráter privado, sem fins lucrativos, com sede no distrito de Nhamatanda e presença em diferentes distritos da província. Constituída por mais de 20 membros ativos, a AAGUA atua como um espaço de engajamento comunitário, promovendo iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, sempre com base nas necessidades reais das comunidades.
A missão da AAGUA é diminuir desigualdades e contribuir para o bem-estar e inclusão social, enquanto a sua visão é buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
As áreas de atuação da associação estão organizadas em dois eixos estratégicos:
Projeto Kupedza: voltado para o desenvolvimento comunitário, empoderamento econômico, engajamento cívico, prevenção de uniões prematuras, combate à violência baseada no género e à exclusão social.
Projeto Bio-Educar: centrado na sustentabilidade ambiental, por meio da arborização de escolas e espaços públicos, uso de resíduos sólidos para produção de adubo, biochar e peças decorativas, bem como a promoção de práticas sustentáveis nas comunidades.
No cumprimento do seu propósito, a AAGUA desenvolve ações de prevenção às uniões prematuras, combate ao uso de drogas, promoção da saúde sexual e reprodutiva, sensibilização sobre HIV e SIDA, educação ambiental, empoderamento juvenil — com destaque para as raparigas — e orientação vocacional. Também promove a consciencialização comunitária para a resposta a emergências e calamidades naturais, além de incentivar a permanência das crianças, sobretudo raparigas, na escola.
Apesar dos desafios enfrentados, como limitações de financiamento, carência de parcerias estratégicas e pendências documentais, a AAGUA mantém-se firme no seu compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Categorias
Dias Ativo
2106 - Nhamatanda Nhamatanda, Sofala, Mozambique